Conheça alguns dos nossos clientes, os desafios que nos foram apresentados e as nossas soluções.
À exceção do projeto "RARÍSSIMAS" todos os nomes são fictícios, com vista à preservação dos direitos dos clientes.
Procura de soluções de longo prazo relativamente à sustentabilidade financeira da Raríssimas.
Estudo sobre a viabilidade de abertura de um espaço no coração da invicta cidade do Porto, na Baixa.
Apoio ao lançamento de publicação através de um estudo, incluindo inquéritos, do consumidor alvo.
A Raríssimas apresenta-se na fileira da frente ao nível da investigação, diagnóstico e tratamento na área das doenças raras. Esta é uma associação sem fins lucrativo e a sede da Delegação Norte da mesma está localizada na cidade da Maia, delegação esta que se candidatou ao concurso solidário do ano de 2018 da FEP Junior Consulting, tendo sido a candidatura vencedora.
No sentido de combater o problema que se fazia sentir na Raríssimas – a iminente falta de sustentabilidade financeira – surge o presente projeto.
Para além da questão da falta de sustentabilidade financeira, a Raríssimas encontrava-se num momento sensível também por outros motivos: a confiança na instituição estava constantemente a ser colocada em causa, o número de utentes verificou uma descida considerável, motivo pelo qual é evidente uma subida dos custos fixos associados ao tratamento de cada paciente, e os fundos têm vindo também a reduzir pelo facto de as empresas não desejarem, dado o sucedido, ficar associadas ao nome “Raríssimas”.
Por parte da direção da Delegação Norte da Raríssimas, foi evidenciada a vontade de contrariar esta situação e garantir que a instituição voltava a ser vista como uma instituição prestigiada. Nesse mesmo sentido, foi elaborado pela FEP Junior Consulting um plano de ações a adotar com o intuito de fazer a Raríssimas crescer novamente.
Este projeto foi mais focado num apoio ao negócio, com especial atenção para as questões financeiras e de marketing.
Em julho de 2019, no seguimento do contacto com uma alumnus da FEP Junior Consulting, foi-nos pedido pela mesma que estudássemos a viabilidade de abertura de um espaço no coração da invicta cidade do Porto, na Baixa.
A sua ideia de negócio, baseada no conceito do bio e do ecofriendly, era a de abrir um espaço de refeições rápidas, saudáveis e ambientalmente conscientes que, reuniria também, uma zona de mercado, igualmente, repleto de opções saudáveis. A sua visão passava, assim, por que qualquer pessoa pudesse realizar os seus pequenos almoços, almoços ou lanches descansadamente e, de seguida, recolher os seus ingredientes favoritos, tudo harmoniosamente dentro do mesmo local, tendo como objetivo o crescente incentivo à melhoria dos hábitos alimentares.
Neste sentido, foi-nos pedido especificamente que entendêssemos qual a exequibilidade da abertura deste mesmo conceito no espaço que a cliente já detinha. Para isso, tornou-se fulcral compreender quais os hábitos de consumo dos habitantes e transeuntes da zona, ou seja, foi requisitado à FEP Junior Consulting um Estudo ao Consumidor baseado num questionário, e consequente análise estatística das respostas obtidas, a ser realizado presencialmente na localização circundante onde viria a ser o projeto.
Este projeto foi mais focado num Estudo de Mercado, constituindo-se por uma fase de recolha e outra de tratamento de informação.
Uma semana depois, o objetivo estava cumprido e passou-se à análise estatística dos resultados obtidos. Efetivamente, o estudo revelou uma tendência bastante positiva, apesar de alguma reticência por parte do público mais idoso e, inclusive, uma presente consciência de que o tipo de serviço que a cliente se propunha a oferecer fazia realmente falta naquela localidade.
Após a recomendação, por parte de uma Professora da Faculdade de Economia do Porto, da FEP Junior Consulting, estes clientes recorreram à nossa Júnior Empresa com o intuito de estudarmos a viabilidade e o poder de retenção da aplicação que estavam a desenvolver há vários anos. Esta aplicação tem como principal objetivo conferir a máxima comodidade ao consumidor, ajudando o mesmo em diversas atividades do seu quotidiano.
Perceber, numa fase de pré-lançamento de um novo produto, qual a aceitação por parte dos seus consumidores alvo, identificar aquilo que é valorizado na área de negócio em questão e perceber algumas tendências do mercado.
Como o sucesso da aplicação depende, em grande parte, da aceitação e utilização dos usuários, realizamos um estudo do consumidor.
Depois de recolhermos, através da divulgação pelo email da Universidade do Porto e da distribuição em locais físicos relevantes, a quantidade de inquéritos necessários para cumprir a amostra anteriormente calculada, passamos à análise estatística dos dados recolhidos e à elaboração do Relatório Final a entregar aos clientes.
O Projeto foi concluído com sucesso, já que os dados permitiram concluir que a aplicação teria um alto poder de retenção por parte dos consumidores em todos os segmentos da amostra analisados.
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