PROJETOS TERMINADOS

Projetos Terminados

Conhe√ßa alguns dos nossos clientes, os desafios que nos foram apresentados e as nossas solu√ß√Ķes.

Projetos Terminados FJC 1

Médicos Sem Fronteiras

Estudo e defini√ß√£o de novas formas de angaria√ß√Ķes de fundos e obten√ß√£o de donativos por parte de pessoas singulares.

Projetos Terminados FJC 2

FCPorto

Estudo sobre as pr√°ticas de sustentabilidade praticadas pelo clube, junto dos seus adeptos e pessoas que se deslocavam para o est√°dio.

Projetos Terminados FJC 3

UBIRIDER

Plano de Marketing para uma startup que visa mudar por completo a forma como usamos os transportes p√ļblicos

Projetos Terminados FJC 4

EYRA

Estudo do mercado espanhol com vista à internacionalização por parte da marca EYRA.

Projetos Terminados FJC 5

EVIO

Estudo de mercado do setor de solu√ß√Ķes de mobilidade el√©trica com vista o lan√ßamento de um novo produto.

Médicos Sem Fronteiras

A M√©dicos Sem Fronteiras, criada em 1971, em Fran√ßa, por jovens profissionais da medicina e do jornalismo, √© uma organiza√ß√£o humanit√°ria internacional que leva cuidados de sa√ļde a pessoas afetadas por crises humanit√°rias graves. Tem tamb√©m por objetivo chamar a aten√ß√£o para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas a quem presta assist√™ncia m√©dica.

Vencedora do pr√©mio Nobel da Paz em 1999, a MSF surge, ent√£o, como organiza√ß√£o humanit√°ria que associa a ajuda m√©dica √† sensibiliza√ß√£o, chamando a aten√ß√£o para o sofrimento das popula√ß√Ķes a que presta assist√™ncia, dando visibilidade a realidades que n√£o podem ser negligenciadas.

O projeto surge como forma de combate √†s quest√Ķes que se faziam sentir na sede dos M√©dicos Sem Fronteiras – angaria√ß√£o de fundos insuficientes e reduzida capacidade de atrair doadores.

Tendo a organiza√ß√£o acabado de aterrar e montar sede em Portugal, o problema mencionado √© acentuado pela falta de reconhecimento local e pela concorr√™ncia que se fazia sentir por parte de outras institui√ß√Ķes. Ainda que o trabalho dos M√©dicos Sem Fronteiras seja reconhecido mundialmente, as campanhas no nosso pa√≠s s√£o uma novidade para os doares j√° fidelizados ao trabalho de outras ONG, acabado por dificultar a recolha de donativos e angaria√ß√£o de ‚Äúdoadores regulares‚ÄĚ.

Foi ent√£o evidenciada a vontade de contrariar esta situa√ß√£o e garantir que a institui√ß√£o ganhasse algum reconhecimento e fideliza√ß√£o local. Nesse mesmo sentido, foi elaborado pela FEP Junior Consulting um plano de a√ß√Ķes a adotar pela institui√ß√£o com o objetivo de se conseguir sustentar e contribuir para a realiza√ß√£o das campanhas internacionais e locais

Este projeto foi focado num Estudo de Concorrência, incluindo também uma parte referente ao Posicionamento da própria organização

  1. Numa parte inicial foi feito um enquadramento geral da organização, bem como a análise dos seus concorrentes, de forma a perceber qual o posicionamento atual dos Médicos Sem Fronteiras em Portugal e como se poderiam destacar perante as restantes ONG com presença significativa.
  2. Numa segunda parte do projeto foram analisados os doadores e as suas preferências através da análise de inquéritos e estudos prévios, de forma a permitir compreender oportunidades que pudessem solucionar os dois principais problemas destacados: angariação de fundos insuficientes e reduzida capacidade de atrair doadores. Os Médicos Sem Fronteiras beneficiam de reconhecimento internacional, mas alguma dificuldade na retenção em Portugal por terem acabado de se instalar no país.
  3. Numa terceira fase foi elaborado um plano de a√ß√Ķes para combater estas mesmas quest√Ķes, com medidas concretas e sugest√Ķes que permitissem ent√£o atrair os doadores.

FCPorto

O FCPorto é um clube multidesportivo português, sediado no Porto.

O cliente veio ter com a FJC para uma melhor análise e avaliação de como os adeptos percecionam o clube nas medidas de sustentabilidade do mesmo.

O projeto consistiu numa análise das respostas dos adeptos quanto ao tipo de deslocação até ao estádio, assim como a perceção dos mesmos nas medidas que o FCPorto tem no meio da sustentabilidade.

O projeto consistiu numa primeira fase na ida ao est√°dio durante os jogos fazer inqu√©ritos aos adeptos e numa segunda fase numa an√°lise dos dados, dist√Ęncias percorridas e sugest√Ķes de melhoria¬†do¬†clube.

UBIRIDER

A Ubirider S.A. consiste numa start-up de desenvolvimento de software que pretende mudar a forma como as pessoas, informa√ß√Ķes e pagamentos se movem, simplificando todos estes processos.

Deste modo, desenvolveram a Pick, um produto dividido em Pick Insight (plataforma online que facilita a monotoriza√ß√£o e gest√£o dos servi√ßos de transporte das operadores de mobilidade) e Pick Hub (uma app √ļnica para os viajantes planearem e comprarem todos os bilhetes de viagens multimodais).

Como startup, os recursos são mais limitados e maioritariamente dedicados ao desenvolvimento do produto, a Pick. Deste modo, apesar da Ubirirder também trabalhar no seu Business Development, candidatou-se ao FJC Boost de modo a exponenciar esta faceta da empresa, procurando atingir a maior audiência possível.

O grande desafio: atingir eficazmente e de forma abrangente 2 p√ļblicos-alvo diferentes, dado o inovador modelo B2B2C da empresa.

Foi realizado um Plano de Marketinganálise interna e externa da empresa e aprimoramento da estratégia de comunicação mais eficaz

  1. Análise interna da empresa, abrangendo investidores, parcerias, recursos e finanças, assim como uma análise externa, segmentada numa análise concorrencial, de clientes e PESTEL;
  2. Realização de uma análise SWOT e TOWS, tanto ao lado B2B, como B2C da empresa;
  3. Desenvolvimento de uma Estratégia STP;
  4. Desenvolvimento de um Marketing Mix e AIDA;
  5. Delineação da Estratégia de Comunicação ótima para a empresa.

EYRA

A Germen √© uma das empresas do¬†Grupo Better Foods,¬†o maior grupo de moagem de cereais em Portugal. Esta empresa tem vindo a explorar v√°rios nichos de mercado, tendo surgido, dessa explora√ß√£o, a linha industrial de¬†farinha sem gl√ļten, EYRA.

A EYRA apresenta-se como a melhor sele√ß√£o de farinhas free-from e destina-se aos cel√≠acos e √†queles que, por diversas raz√Ķes de sa√ļde e/ou escolha pr√≥pria, decidem remover o gl√ļten da sua alimenta√ß√£o.

Por se tratar de um mercado com um elevado potencial de crescimento e devido à falta de concorrentes diretos no mercado português, a Germen decidiu proceder à internacionalização desta marca para o mercado espanhol. Assim, contactou a FEP Junior Consulting, com o objetivo de entender qual o potencial deste nicho na economia do país vizinho, os principais concorrentes e a forma como proceder para iniciar esta internacionalização.

Este projeto tratou-se de um Estudo do Mercado Espanhol, com vista à internacionalização. Foi complementado por uma análise concorrencial e da potencialidade do E-Commerce no país em questão.

Inicialmente, foi elaborado um estudo da economia espanhola, recorrendo a uma análise PEST. Em seguida, passou-se a uma pesquisa mais focada no setor em questão, bem como dos possíveis concorrentes da marca EYRA. Por fim, realizou-se uma análise dos canais de distribuição, para encontrar a forma mais adequada para a empresa proceder ao seu processo de internacionalização.

EVIO

A EVIO √© uma empresa que atua no desenvolvimento, opera√ß√£o, manuten√ß√£o e comercializa√ß√£o de solu√ß√Ķes para mobilidade el√©trica autom√≥vel, nomeadamente a n√≠vel de software e hardware de carregadores de carros el√©tricos.

Compreender a organiza√ß√£o e contexto do mercado de solu√ß√Ķes de mobilidade el√©trica com vista a potenciar o lan√ßamento de um produto no mercado.

Estudo de mercado no setor dos carregadores para carros el√©tricos e solu√ß√Ķes para mobilidade el√©trica.

  1. An√°lise geral das op√ß√Ķes de carregamento el√©trico: perce√ß√£o das diferentes op√ß√Ķes dispon√≠veis para carregamento de ve√≠culos el√©tricos, tanto a n√≠vel de hardware como de software, avalia√ß√£o das suas caracter√≠sticas e custos associados;
  2. Análise do mercado automóvel e de automóveis elétricos a nível de dimensão, organização, evolução e tendências;
  3. Estudo das op√ß√Ķes de mobilidade el√©trica concorrentes √† empresa: benchmarking geral do mercado de carregadores e benchmarking mais espec√≠fico aos concorrentes diretos da EVIO;
  4. Análise de apoios à mobilidade elétrica a particulares e empresas.
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