PROJETOS TERMINADOS

Projetos Terminados

Conheça alguns dos nossos clientes, os desafios que nos foram apresentados e as nossas soluções.

Projetos Terminados FJC 1

Médicos Sem Fronteiras

Estudo e definição de novas formas de angariações de fundos e obtenção de donativos por parte de pessoas singulares.

Projetos Terminados FJC 2

FCPorto

Estudo sobre as práticas de sustentabilidade praticadas pelo clube, junto dos seus adeptos e pessoas que se deslocavam para o estádio.

Projetos Terminados FJC 3

UBIRIDER

Plano de Marketing para uma startup que visa mudar por completo a forma como usamos os transportes públicos

Projetos Terminados FJC 4

EYRA

Estudo do mercado espanhol com vista à internacionalização por parte da marca EYRA.

Projetos Terminados FJC 5

EVIO

Estudo de mercado do setor de soluções de mobilidade elétrica com vista o lançamento de um novo produto.

Médicos Sem Fronteiras

A Médicos Sem Fronteiras, criada em 1971, em França, por jovens profissionais da medicina e do jornalismo, é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por crises humanitárias graves. Tem também por objetivo chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas a quem presta assistência médica.

Vencedora do prémio Nobel da Paz em 1999, a MSF surge, então, como organização humanitária que associa a ajuda médica à sensibilização, chamando a atenção para o sofrimento das populações a que presta assistência, dando visibilidade a realidades que não podem ser negligenciadas.

O projeto surge como forma de combate às questões que se faziam sentir na sede dos Médicos Sem Fronteiras – angariação de fundos insuficientes e reduzida capacidade de atrair doadores.

Tendo a organização acabado de aterrar e montar sede em Portugal, o problema mencionado é acentuado pela falta de reconhecimento local e pela concorrência que se fazia sentir por parte de outras instituições. Ainda que o trabalho dos Médicos Sem Fronteiras seja reconhecido mundialmente, as campanhas no nosso país são uma novidade para os doares já fidelizados ao trabalho de outras ONG, acabado por dificultar a recolha de donativos e angariação de “doadores regulares”.

Foi então evidenciada a vontade de contrariar esta situação e garantir que a instituição ganhasse algum reconhecimento e fidelização local. Nesse mesmo sentido, foi elaborado pela FEP Junior Consulting um plano de ações a adotar pela instituição com o objetivo de se conseguir sustentar e contribuir para a realização das campanhas internacionais e locais

Este projeto foi focado num Estudo de Concorrência, incluindo também uma parte referente ao Posicionamento da própria organização

  1. Numa parte inicial foi feito um enquadramento geral da organização, bem como a análise dos seus concorrentes, de forma a perceber qual o posicionamento atual dos Médicos Sem Fronteiras em Portugal e como se poderiam destacar perante as restantes ONG com presença significativa.
  2. Numa segunda parte do projeto foram analisados os doadores e as suas preferências através da análise de inquéritos e estudos prévios, de forma a permitir compreender oportunidades que pudessem solucionar os dois principais problemas destacados: angariação de fundos insuficientes e reduzida capacidade de atrair doadores. Os Médicos Sem Fronteiras beneficiam de reconhecimento internacional, mas alguma dificuldade na retenção em Portugal por terem acabado de se instalar no país.
  3. Numa terceira fase foi elaborado um plano de ações para combater estas mesmas questões, com medidas concretas e sugestões que permitissem então atrair os doadores.

FCPorto

O FCPorto é um clube multidesportivo português, sediado no Porto.

O cliente veio ter com a FJC para uma melhor análise e avaliação de como os adeptos percecionam o clube nas medidas de sustentabilidade do mesmo.

O projeto consistiu numa análise das respostas dos adeptos quanto ao tipo de deslocação até ao estádio, assim como a perceção dos mesmos nas medidas que o FCPorto tem no meio da sustentabilidade.

O projeto consistiu numa primeira fase na ida ao estádio durante os jogos fazer inquéritos aos adeptos e numa segunda fase numa análise dos dados, distâncias percorridas e sugestões de melhoria do clube.

UBIRIDER

A Ubirider S.A. consiste numa start-up de desenvolvimento de software que pretende mudar a forma como as pessoas, informações e pagamentos se movem, simplificando todos estes processos.

Deste modo, desenvolveram a Pick, um produto dividido em Pick Insight (plataforma online que facilita a monotorização e gestão dos serviços de transporte das operadores de mobilidade) e Pick Hub (uma app única para os viajantes planearem e comprarem todos os bilhetes de viagens multimodais).

Como startup, os recursos são mais limitados e maioritariamente dedicados ao desenvolvimento do produto, a Pick. Deste modo, apesar da Ubirirder também trabalhar no seu Business Development, candidatou-se ao FJC Boost de modo a exponenciar esta faceta da empresa, procurando atingir a maior audiência possível.

O grande desafio: atingir eficazmente e de forma abrangente 2 públicos-alvo diferentes, dado o inovador modelo B2B2C da empresa.

Foi realizado um Plano de Marketinganálise interna e externa da empresa e aprimoramento da estratégia de comunicação mais eficaz

  1. Análise interna da empresa, abrangendo investidores, parcerias, recursos e finanças, assim como uma análise externa, segmentada numa análise concorrencial, de clientes e PESTEL;
  2. Realização de uma análise SWOT e TOWS, tanto ao lado B2B, como B2C da empresa;
  3. Desenvolvimento de uma Estratégia STP;
  4. Desenvolvimento de um Marketing Mix e AIDA;
  5. Delineação da Estratégia de Comunicação ótima para a empresa.

EYRA

A Germen é uma das empresas do Grupo Better Foods, o maior grupo de moagem de cereais em Portugal. Esta empresa tem vindo a explorar vários nichos de mercado, tendo surgido, dessa exploração, a linha industrial de farinha sem glúten, EYRA.

A EYRA apresenta-se como a melhor seleção de farinhas free-from e destina-se aos celíacos e àqueles que, por diversas razões de saúde e/ou escolha própria, decidem remover o glúten da sua alimentação.

Por se tratar de um mercado com um elevado potencial de crescimento e devido à falta de concorrentes diretos no mercado português, a Germen decidiu proceder à internacionalização desta marca para o mercado espanhol. Assim, contactou a FEP Junior Consulting, com o objetivo de entender qual o potencial deste nicho na economia do país vizinho, os principais concorrentes e a forma como proceder para iniciar esta internacionalização.

Este projeto tratou-se de um Estudo do Mercado Espanhol, com vista à internacionalização. Foi complementado por uma análise concorrencial e da potencialidade do E-Commerce no país em questão.

Inicialmente, foi elaborado um estudo da economia espanhola, recorrendo a uma análise PEST. Em seguida, passou-se a uma pesquisa mais focada no setor em questão, bem como dos possíveis concorrentes da marca EYRA. Por fim, realizou-se uma análise dos canais de distribuição, para encontrar a forma mais adequada para a empresa proceder ao seu processo de internacionalização.

EVIO

A EVIO é uma empresa que atua no desenvolvimento, operação, manutenção e comercialização de soluções para mobilidade elétrica automóvel, nomeadamente a nível de software e hardware de carregadores de carros elétricos.

Compreender a organização e contexto do mercado de soluções de mobilidade elétrica com vista a potenciar o lançamento de um produto no mercado.

Estudo de mercado no setor dos carregadores para carros elétricos e soluções para mobilidade elétrica.

  1. Análise geral das opções de carregamento elétrico: perceção das diferentes opções disponíveis para carregamento de veículos elétricos, tanto a nível de hardware como de software, avaliação das suas características e custos associados;
  2. Análise do mercado automóvel e de automóveis elétricos a nível de dimensão, organização, evolução e tendências;
  3. Estudo das opções de mobilidade elétrica concorrentes à empresa: benchmarking geral do mercado de carregadores e benchmarking mais específico aos concorrentes diretos da EVIO;
  4. Análise de apoios à mobilidade elétrica a particulares e empresas.
LogoFJCcfundobranco4

Sala 252, FEP, Rua Dr. Roberto Frias, 4200-464 Paranhos, Porto

Telefone: +351 934 875 418

Dias úteis das 9h às 18h

©2023. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por FEP Junior Consulting.