PROJETOS TERMINADOS

Projetos Terminados

Conheça alguns dos nossos clientes, os desafios que nos foram apresentados e as nossas soluções.

Projetos Terminados FJC 1

Médicos Sem Fronteiras

Estudo e definição de novas formas de angariação de fundos e obtenção de donativos por parte de pessoas singulares.

Projetos Terminados FJC 2

FC Porto

Estudo sobre as práticas de sustentabilidade praticadas pelo clube, junto dos seus adeptos e pessoas que se deslocavam para o estádio.

Projetos Terminados FJC 3

APAV

Plano de Marketing para uma startup que visa mudar por completo a forma como usamos os transportes públicos

Projetos Terminados FJC 4

Câmara Municipal do Porto

Estudo de Consumidor e Público Alvo do Setor do Turismo, com foco na internacionalização.

Projetos Terminados FJC 5

I.Sense

Plano de Negócios, focado no crescimento e expansão da empresa no mercado e na melhoria do seu posicionamento estratégico.

Médicos Sem Fronteiras

A Médicos Sem Fronteiras, criada em 1971, em França, por jovens profissionais da medicina e do jornalismo, é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por crises humanitárias graves. Tem também por objetivo chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelas pessoas a quem presta assistência médica.

Vencedora do prémio Nobel da Paz em 1999, a MSF surge, então, como organização humanitária que associa a ajuda médica à sensibilização, chamando a atenção para o sofrimento das populações a que presta assistência, dando visibilidade a realidades que não podem ser negligenciadas.

O projeto surge como forma de combate às questões que se faziam sentir na sede dos Médicos Sem Fronteiras – angariação de fundos insuficientes e reduzida capacidade de atrair doadores.

Tendo a organização acabado de aterrar e montar sede em Portugal, o problema mencionado é acentuado pela falta de reconhecimento local e pela concorrência que se fazia sentir por parte de outras instituições. Ainda que o trabalho dos Médicos Sem Fronteiras seja reconhecido mundialmente, as campanhas no nosso país são uma novidade para os doares já fidelizados ao trabalho de outras ONG, acabado por dificultar a recolha de donativos e angariação de “doadores regulares”.

Foi então evidenciada a vontade de contrariar esta situação e garantir que a instituição ganhasse algum reconhecimento e fidelização local. Nesse mesmo sentido, foi elaborado pela FEP Junior Consulting um plano de ações a adotar pela instituição com o objetivo de se conseguir sustentar e contribuir para a realização das campanhas internacionais e locais

Este projeto foi focado num Estudo de Concorrência, incluindo também uma parte referente ao Posicionamento da própria organização

  1. Numa parte inicial foi feito um enquadramento geral da organização, bem como a análise dos seus concorrentes, de forma a perceber qual o posicionamento atual dos Médicos Sem Fronteiras em Portugal e como se poderiam destacar perante as restantes ONG com presença significativa.
  2. Numa segunda parte do projeto foram analisados os doadores e as suas preferências através da análise de inquéritos e estudos prévios, de forma a permitir compreender oportunidades que pudessem solucionar os dois principais problemas destacados: angariação de fundos insuficientes e reduzida capacidade de atrair doadores. Os Médicos Sem Fronteiras beneficiam de reconhecimento internacional, mas alguma dificuldade na retenção em Portugal por terem acabado de se instalar no país.
  3. Numa terceira fase foi elaborado um plano de ações para combater estas mesmas questões, com medidas concretas e sugestões que permitissem então atrair os doadores.

FCPorto

O FCPorto é um clube multidesportivo português, sediado no Porto.

O cliente veio ter com a FJC para uma melhor análise e avaliação de como os adeptos percecionam o clube nas medidas de sustentabilidade do mesmo.

O projeto consistiu numa análise das respostas dos adeptos quanto ao tipo de deslocação até ao estádio, assim como a perceção dos mesmos nas medidas que o FCPorto tem no meio da sustentabilidade.

O projeto consistiu numa primeira fase na ida ao estádio durante os jogos fazer inquéritos aos adeptos e numa segunda fase numa análise dos dados, distâncias percorridas e sugestões de melhoria do clube.

APAV

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) é uma organização sem fins lucrativos e de voluntariado que apoia, de forma individualizada, qualificada e humanizada, vítimas de crimes através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais.

A APAV tem dois principais focos de ação: o apoio à vítima e a prevenção. Enquanto o primeiro é muito desenvolvido, o segundo precisava de uma maior atenção.

Com isto em mente, a FJC foi desafiada a fazer uma análise de mitigação de custos, desenvolver a parte formativa da prevenção e, por fim, criar um pitch deck.

O projeto consistiu num Plano de Negócios focado na vertente de prevenção da APAV, que incluiu uma análise de mitigação de custos e elaboração de um pitch deck.

  1. Brainstorming e análise de estratégia; 
  2. Análise de mitigação de custos e captação de pessoal;
  3. Representação comercial- Pitch deck;
  4. Plano operacional

CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO

A Câmara Municipal do Porto é o órgão executivo colegial representativo do município do Porto, tendo por missão definir e executar políticas que promovam o desenvolvimento do concelho.

Perceber de que forma é que o Porto está posicionado, quais as melhorias sugeridas e, quais, no geral, são as características mais atrativas para os turistas internacionais.

Este projeto consistiu num Estudo de Consumidor e Público Alvo do Setor do Turismo, com foco na internacionalização, para a CMP. O objetivo final foi perceber como é que o Porto está posicionado, quais as melhorias sugeridas e, quais, no geral, são as características mais atrativas para os turistas internacionais.

  1. Compreender de forma minuciosa e extensiva o enquadramento global do mercado português e as oportunidades e ameaças  existentes a um nível macroeconómico para o setor do turismo, recorrendo, para tal, a uma análise PESTEL, SWOT e das Cinco Forças de Porter;
  2. De seguida, foi elaborada uma segmentação do mercado de forma a perceber como é que este está organizado e quais as características do consumidor;
  3. Também foi elaborada uma análise do consumidor do mercado nacional e europeu, bem como uma análise das melhores formas de o atingir em termos de proposta de valor e de comunicação desta proposta;
  4. Por fim, foi estudada a atratividade do setor do turismo e foi dado a conhecer ao cliente as tendências nacionais e europeias futuras neste setor.

I.SENSE

A I.sense é um centro de terapia ocupacional sediada no Porto, proporcionando serviços que abrangem as várias áreas de desenvolvimento da criança, potenciando o desenvolvimento de competências motoras, de integração social e promovendo o bem-estar da criança.

Compreender a organização e contexto do mercado onde a empresa se insere, com vista a potenciar o seu posicionamento no mercado e, desta forma, garantir um crescimento sustentado da empresa a médio prazo, possibilitando, assim, uma expansão e crescimento da empresa a todos os níveis.

Plano de Negócios, focado no crescimento e expansão da empresa no mercado.

  1. Elaboração de uma análise setorial e do consumidor de forma a identificar como o mercado está organizado e quais as características do consumidor;
  2. Análise concorrencial relativamente ao seu posicionamento, produtos, canais de venda e preço;
  3. Elaboração de um plano operacional e de uma estratégia de marketing de forma a melhorar o posicionamento da empresa no mercado;
  4. Apresentação de possíveis subsídios e soluções de investimento, que auxiliem na expansão física da empresa, tendo em conta a sua vertente solidária.

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