OS NOSSOS SERVIÇOS

Os Nossos Serviços

A FJC, FEP Junior Consulting, presta serviços de consultoria com garantia de qualidade, ao preço mais competitivo do mercado. Como comprovativo do rigor e profissionalismo a que se propõe, a FJC obteve a certificação em Qualidade segundo a norma ISO 9001:2015.

Apoio ao Negócio

Plano de Negócios

Consiste na reunião de todas as informações necessárias para iniciar ou manter um negócio, abordando várias vertentes: missão da empresa, planeamento estratégico, descrição da empresa e dos seus respetivos produtos e serviços, análise do mercado, planos de marketing, área de recursos humanos e financeira, permitindo delinear o que fazer, como, quando e por quem.​

1.  Testar a viabilidade de criação ou expansão de um negócio;

2.  Maior facilidade de financiamento e transmissão de credibilidade por parte da empresa;

3. Orientação do desenvolvimento das operações estratégicas e análise dos seus principais custos e benefícios;

4. Definição do melhor plano de ação para maximizar as
potencialidades da empresa, em todas as suas vertentes.

Análise Financeira

Consiste na elaboração de um diagnóstico económico/financeiro, com o intuito de analisar a capacidade financeira da empresa e os riscos a que poderá estar exposta. Examina ainda a viabilidade, estabilidade e operacionalidade de um negócio e/ou projeto da empresa.

1. Verifica a estabilidade e rentabilidade de um negócio e/ou
projeto.

Análise de Investimento

A análise de investimentos consiste na aplicação de técnicas financeiras e contáveis, com o objetivo de identificar a viabilidade de aplicação de capital para a empresa em determinado momento e projeto.​

1. O empreendedor obterá um panorama mais abrangente do projeto– dos investimentos, gastos necessários e do retorno do investimento. Ficará, assim, capaz de saber quais as áreas mais propícias ao investimento, qual o nível de rendimento expectado para determinado período e qual o nível de risco associado à operação.

Plano de Marketing

É um instrumento crucial ao desenvolvimento das empresas, e tem como objetivo auxiliar na delineação da estratégia de marketing de uma marca ou produto: a forma como se posiciona, comunica ou promove.
Através de uma detalhada análise micro e macroeconómica,
do estudo da realidade da empresa, da sua concorrência e tendência de evolução, pretende-se apresentar as suas forças e fraquezas, bem como as oportunidades e ameaças presentes no mercado em que está inserida de forma a elaborar um plano eficaz e competitivo para a empresa.

1. Programação das ações de marketing que permitam maximizar dentro do possível a posição da empresa dentro do mercado;

2. Análise das oportunidades de inovação do marketing da empresa;

3. Implementação de políticas de marketing e projeção de resultados.

Estudo de Capital Raises

O escopo basilar deste serviço é a obtenção de financiamento por parte da empresa.
Serão estudadas todas as opções disponíveis: emissão de novas ações, emissão de dívida, equity crowdfunding e investidores de risco (ou seja, private equity), business angels, venture capital, etc.

1. Escolha do processo de financiamento mais indicado à empresa;

2. Auxílio em todo o processo de alcançar o financiamento, nomeadamente procura de investidores e estruturação de um “pitch deck” para a abordagem junto de potenciais investidores;

3. Auxílio em todo o processo de alcançar o financiamento, nomeadamente procura de investidores e estruturação de um “pitch deck” para a abordagem junto de potenciais investidores.

Internacionalização

O serviço de Internacionalização consiste em integrar serviços ou produtos em diferentes países ou territórios. Envolve um processo de adaptação das operações da empresa (estratégia, estrutura, recursos, etc.) aos ambientes internacionais, havendo a extensão das suas estratégias de produtos-mercados e de integração vertical para outros países, de que resulta uma replicação total ou parcial da sua cadeia operacional.

1. Maior conhecimento do mercado externo;

2. Planeamento estratégico detalhado para a Expansão;

3. Perceção dos maiores desafios dos mercados externos.

Estudos de Mercado

Consumidor e Público Alvo

A análise dos consumidores e público-alvo são elementos fundamentais de análise em empresas que procuram lançar novos produtos ou entrar em novos mercados.​

1. Caracterização do consumidor (preferências, hábitos, tendências);

2. Identificação do que é mais procurado dentro da área de negócio da empresa;

3. Abrangência de um público-alvo e métodos de fidelização;

4. Particularmente importante numa fase de pré-lançamento de um novo produto/serviço.

Produto e Imagem

Permite conhecer a notoriedade da empresa/instituição, marca ou produto bem como a perceção que o mercado tem da estratégia seguida (produto, valor e comunicação), elementos fundamentais na definição dos planos de negócios.​

1. Um maior conhecimento do posicionamento da empresa/marca no mercado e do grau envolvimento dos seus clientes;

2. Ajuda na definição de estratégias de produto, valor ou promoção.

Employer Branding

Diretamente relacionado com a reputação da empresa, nomeadamente com a imagem que projeta para os seus próprios funcionários e potenciais candidatos, o que se traduz numa maior fidelidade dos primeiros e no desejo dos segundos em fazer parte da empresa. Assim, o principal objetivo deste serviço é construir uma imagem e posicionamento externo que permita atrair e reter os melhores profissionais.​

1. Conhecimento detalhado da perceção que os potenciais candidatos têm da empresa;

2. Perceção da melhor forma de atrair e reter novos talentos;

3. Implementação de um melhor clima organizacional.

Concorrência e Posicionamento

Análise de um determinado mercado relativamente aos seus principais players, oportunidades e ameaças. Permite uma reflexão sobre a missão e visão da empresa, os seus objetivos estratégicos e a sua posição face à concorrência, bem como as consequências da entrada de um novo concorrente no
mercado.​

1. Perceber em que fase se encontra o sector, as tendências, principais concorrentes e suas estratégias, pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, estratégias de sucesso utilizadas no passado;

2. Fornece a informação necessária a fim de ajudar a delinear uma estratégia de inserção ou projeção no mercado com um plano de risco mais exato.

Satisfação do Cliente

Visto ser o cliente o principal agente dos processos produtivos atuais, o principal objetivo de uma empresa deve ser satisfazer os seus requisitos. Esta análise incidirá essencialmente no pós-venda, já que a satisfação do cliente é uma ótima garantia que, no futuro este voltará a recorrer ao produto/serviço, sendo esta uma característica vital num
mercado altamente competitivo.​

1. Conhecimento detalhado da opinião do cliente e respetivo grau de satisfação;

2. Fornece informação essencial na definição e prossecução de estratégias de atuação de mercado e fidelização de cliente, com vista ao incremento das vendas e da qualidade percebida do produto.

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Estudo de Mercado

Consumidor e Público-Alvo

A análise dos consumidores e público-alvo são elementos fundamentais de análise em empresas que procuram lançar novos produtos ou entrar em novos mercados.

1. Caracterização do consumidor (preferências, hábitos, tendências);
2. Identificação do que é mais procurado dentro da área de negócio da empresa;
3. Abrangência de um público-alvo e métodos de fidelização;
4. Particularmente importante numa fase de pré-lançamento de um novo produto/serviço.

Concorrência e Posicionamento

Análise de um determinado mercado relativamente aos seus principais players, oportunidades e ameaças. Permite uma reflexão sobre a missão e visão da empresa, os seus objetivos estratégicos e a sua posição face à concorrência, bem como as consequências da entrada de um novo concorrente no mercado.

1. Perceber em que fase se encontra o sector, as tendências, principais concorrentes e suas estratégias, pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, estratégias de sucesso utilizadas no passado;
2. Fornece a informação necessária a fim de ajudar a delinear uma estratégia de inserção ou projeção no mercado com um plano de risco mais exato.

Produto e Imagem

Permite conhecer a notoriedade da empresa/instituição, marca ou produto bem como a perceção que o mercado tem da estratégia seguida (produto, valor e comunicação), elementos fundamentais na definição dos planos de negócios.

1. Um maior conhecimento do posicionamento da empresa/marca no mercado e do grau envolvimento dos seus clientes;
2. Ajuda na definição de estratégias de produto, valor ou promoção.

Satisfação do Cliente

Visto ser o cliente o principal agente dos processos produtivos atuais, o principal objetivo de uma empresa deve ser satisfazer os seus requisitos. Esta análise incidirá essencialmente no pós-venda, já que a satisfação do cliente é uma ótima garantia que, no futuro este voltará a recorrer ao produto/serviço, sendo esta uma característica vital num mercado altamente competitivo.

1. Conhecimento detalhado da opinião do cliente e respetivo grau de satisfação;
2. Fornece informação essencial na definição e prossecução de estratégias de atuação de mercado e fidelização de cliente, com vista ao incremento das vendas e da qualidade percebida do produto.

Porquê escolher a FJC?

Com 23 anos marcados pela excelência e rigor, a FEP Junior Consulting é a única júnior empresa portuguesa certificada pela norma ISO 9001. Com a experiência adquirida nos mais de 300 projetos realizados e uma rede alargada de apoio constituída por professores da Faculdade de Economia do Porto e antigos alunos, a FJC é, assim, capaz de prestar serviços de consultoria de qualidade comprovada ao preço mais competitivo no mercado.

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